domingo, 14 de fevereiro de 2016

Artigos Relacionados × +

Recomendação literária: Meu Amiguinho do Espaço (Alan Borges)

Já há algum tempo venho falando aos leitores do blog da importância de valorizar a literatura nacional. É preciso reconhecer os bons livros e as boas obras. Como sou professor sempre busco livros assim e tento encaixa-los no contexto da sala de aula. Faço isso por dois motivos, primeiro porque livros importantes ferramentas de aprendizagem, segundo que ao apresentar aos alunos autores nacionais mostramos à eles que se eles quiserem e se esforçarem também poderão se tornar grandes escritores. Assim criei o Projeto Plena, onde transmito à vocês o que de melhor temos em literatura nacional.

Recentemente o blog firmou parceria com o autor Alan Borges, publicado pela Chiado Editora. Foi uma parceria bem pensada e acrescentará muito ao blog e possibilitará aos nossos leitores boas aprendizagens. Vou apresentar à vocês hoje um dos livros do autor, que se enquadra perfeitamente ao meu padrão de literatura. Como professor eu sempre busco bons livros de literatura infanto-juvenil. Livros que possam favorecer a aprendizagem dos meus alunos, bem como trazer-lhes momentos de agradável leitura. Encontrei em Meu Amiguinho do Espaço uma obra que atende aos meus gostos e necessidades. Escrita com uma suavidade poética ele nos apresenta os conflitos da infância e nos oferta uma imensidão de saberes. É impossível terminar o livro e não se sentir agradavelmente envolvido por suas palavras e ensinamentos de bem viver.

Ah, ainda lembro-me dele.
Já se passaram tantos anos, mas parece que foram apenas alguns dias.
Lembro-me dele, como se o tivesse visto há poucos instantes.
Mesmo depois de crescido e envelhecido, ainda sinto a sua falta.
E não há nada que possa amenizar minha saudade, a não ser...
O sorriso das estrelas. Elas ainda me confortam...
Te contarei um pouco desta história, que faz parte da minha.
O descreverei aqui, para vocês...
Não posso falar-te muito a respeito.
Precisaria de um livro de um milhão de páginas.
Irei resumir, mas não te preocupes: revelarei momentos extraordinários e falarei de algo incrível que nunca esqueci.
Alguns livros são escritos com tanta poética e suavidade de palavras que é impossível não se encantar por eles. Em “Meu Amiguinho do Espaço” temos dois personagens centrais que em seus diálogos refletem e nos ensinam sobre a vida e o bem viver. De um lado temos o narrador-personagem contando sua infância, com seus pais trabalhadores, seus coleguinhas de escola, e as dificuldades sociais que encontrava por ser de uma família financeiramente pobre. Do outro lado do dialogo temos um ser acinzentado de grandes olhos que dizia ter vindo do espaço especialmente para ensinar ao garoto coisas sobre a vida para que ele se tornasse uma pessoa cada vez melhor em sentimentos e conhecimento. 

Era nos sonhos do pequeno garoto que ele podia se encontrar com seu amigo acinzentado. Antes, porém ele teve de passar por alguns testes onde sua determinação e coragem o provou digno dos ensinamentos. Em cada encontro eles conversavam muito sobre diversos assuntos, o menino apresentava suas duvidas, seus medos e anseios enquanto o amigo vindo do espaço lhe explicava coisas sobre todo o Universo e a vida. Todo conhecimento que o amigo vindo do espaço traz ao personagem também se direciona ao leitor. E é escrito com tanta emotividade que é como se as palavras abraçassem que as lê.

Há uma relação curiosa entre os conceitos da física e o livro- uma vez que ele é de ficção, isso é importante-, mas o que me impressiona é justamente a faixa etária que o livro atende. Embora possa ser lido e apreciado por pessoas de qualquer idade, ainda é um livro infanto-juvenil. Ele torna-se muito útil por ensinar de maneira divertida sobre elementos da física, da construção e representação do Universo. Assim esse livro é uma grande ferramenta de aprendizagem, ensina sobre uma vida correta e justa e também oferta diversos conhecimentos didáticos ao leitor. 

Dirigi minha atenção ao livro inicialmente por ser ficção, um tipo que eu aprecio muito, e por ser infanto-juvenil- tenho buscado livros que sejam bons para usar em sala de aula. Honestamente não tenho encontrado muitos livros infanto-juvenis bons. Busquei alguns estrangeiros que até receberam certo renome, mas analisando a minúcia das palavras encontrei falhas que não deixaria passar. Muitos livros infanto-juvenis abominavelmente criadores de preconceitos entre os jovens. O livro “Meu amiguinho do Espaço” passou no teste. Tal qual o personagem central era desafiado no seu processo de aprendizagem eu desafiei o livro no decorrer da trama. 

Dentro da minha perspectiva de professor posso fazer, e farei, diversas recomendações sobre o uso do livro em sala de aula. Podem ficar atentos as postagens do blog que vou compartilhar com vocês as estratégias de uso. E pretendo também adaptar uma parte do livro para uma apresentação de teatro infantil no colégio onde eu trabalho. 

É importante observar também que o livro contém algumas palavras mais rebuscadas. Alguns que eu mesmo precisei recorrer ao dicionário pra entender, mas no geral ele é escrito numa linguagem simples e passa bem ao leitor suas intenções. Para mim o uso dessas palavras é interessante porque pode ser usado para afiar em ampliar o conhecimento e vocábulo dos leitores.

Para os professores que desejarem fazer uso do livro eu indicio-o a partir do 5°/9, sempre de acordo com a capacidade do professor de orientar a turma na leitura- aproveitem-se das palavras que os alunos não conhecem e cultive o uso do dicionário como ferramenta de aprendizagem. Como eu já tenho certa prática em transportar para qualquer etapa do ano escolar elementos literários eu pretendo desenvolver uma encenação teatral tanto com alunos do segundo quanto do quarto ano. 

Separei alguns trechinhos do livro para que vocês possam desfrutar um pouco da sabedoria contida nele:





Você irá gostar

Recomendação literária: Meu Amiguinho do Espaço (Alan Borges)
4/ 5
Oleh