sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Artigos Relacionados × +

Entrevista com a Autora: Jessica Figueiredo


Galera, a postagem do Projeto Plena de hoje é especial, muito especial, porque vou apresentar pra vocês uma autora muito fofa e talentosa! Simplesmente amei entrevista-la. Vou aproveitando pra avisar aqui de uma vez que o livro dela está em promoção com frete grátis, um preço super bacana, eu já comprei o meu <3, podem clicar aqui pra comprar. Logo, logo vocês terão resenhas, quotes e curiosidades sobre a obra dela aqui no blog dentro do nosso projeto. Apreciem a leitura, vocês vão amar saber um pouco mais da vida e das inspirações da autora:

1- Fale-nos um pouco de você. Quem você é? O que te move, inspira e diverte? Qual sua formação?

Bom, eu sempre gosto de falar que é só ler um pouco do signo de peixes que a pessoa irá saber como eu sou -risos- Sou bem tranquila, gosto de sossego e sou bem caseira, mas gosto de dar minhas saídas também. Tenho 21 anos e estou terminando o meu curso de Biológicas (Bacharelado) na UFPE. Acho que o que me inspira é a vida em si. Acho que tem tantas coisas bonitas ocorrendo ao nosso redor - tirando as coisas ruins que sabemos que também existem. Gosto de ler, ver filmes, fazer algum tipo de atividade física.

2- Como se da à relação entre você e a literatura?

A relação que eu tenho com a literatura existe desde que eu era pequena. Ainda lembro dos meus pais lendo algum livro antes que eu fosse dormir, ou então quando eu pegava um livro e lia em dois três dias -risos- cresci cercada por livros por conta de minha mãe que sempre amou ler. A literatura para mim é mais do que um hobby. Acredito que posso colocar meus sentimentos em meus livros, e é isso que eu procuro em minhas leituras. Livros que me façam sentir todo tipo de sentimento.

3- Quais são seus livros publicados? Fale-nos um pouco deles e onde podemos compra-los

Até agora eu só tenho um livro publicado que é Memórias de Julho, ele é uma publicação independente, que está me deixando muito orgulhosa. Pode ser comprado no meu blog www.horadaleitur.blogspot.com.br.O livro fala sobre a amizade de um grupo de cinco crianças que querem ser amigas para sempre. Só que nem tudo na vida ocorre do jeito que planejamos e um acontecimento separa o grupo. Acredito que como eu gosto de passar sentimentos através das palavras, as pessoas que gostam de se envolver na leitura, que gostam de amor, drama e uma pontada de nostalgia irão gostar muito do livro. 

No ano 1992, Recife, um grupo de amigos com oito anos (Marcos, Mari, Mila, Juan, Lucas), se encontram numa cabana em suas férias. A alegria de ser criança é compartilhada por todos, assim como a vontade de permanecer juntos. De um pedido surge a promessa de enterrar seus desejos e suas fotos em um baú todos os anos seguintes. Durante seis anos a promessa é mantida e todos percebem o quanto cada um foi importante durante todo esse tempo. Em julho de 1998 o destino acaba por separá-los. Quatorze anos depois, 2012, Marcos se vê sozinho e em posse do baú. Durante todos esses anos no mês de Julho ele sonha com os tempos vividos naquela cabana. Mas algo estava errado, os sonhos não eram normais. E Marcos então saí a procura dos antigos amigos que havia deixado para trás. Memórias de Julho lhe fará sentir saudade tanto de sua infância como de seus antigos amigos. Mostrará o que o tempo pode fazer conosco e o que é verdadeiro fica. Principalmente o amor e a amizade.

4- Como se deu sua inserção nesse universo literário? Quais desafios encontrou para publicação de seus livros e como os superou?

Eu comecei a escrever quando estava no ensino médio. Eu tinha na época - e ainda tenho - dois amigos que escreviam histórias. Até que eu comecei a ter ideias para as minhas e foi assim que comecei a escrever. Como sou autora independente acho que os desafios são vários. São desafios que ocorrem antes, durante e depois da publicação. Antes, pois é preciso levantar um capital para a impressão dos livros, já que eles não saem de graça. Durante, pois você tem que resolver vários detalhes que deveriam estar a cargo de uma editora. Você vai atrás do capista, revisor, diagramador, ou então, você pode fazer tudo isso. Depende muito. Depois da publicação vem a parte da divulgação. E esse é o maior trabalho. É muito complicado fazer divulgação. A internet está aí com várias pessoas que nem você. Como se destacar? A parte do antes e durante foi superada com muito suporte de meus pais. Acho que não estia aqui agora se não fosse por eles. Por acreditarem em mim. A divulgação é o meu calo, mas estou vendo o que posso fazer.

5- Que elementos você considera importante na construção de um personagem? 

Como sou uma pessoa bastante sentimental eu acredito que essa parte conta muito neles. Cada pessoa tem algum tipo de sentimento proeminente. Tristeza, raiva, paixão. Acho que as emoções e sentimentos é que tornam o personagem mais verossímil. 

6- Quais são os livros e autores que inspiram sua vida? Recomenda-me algum.

Eu sou louca por Khaled Hosseini. Ele tem tudo o que um dia eu gostaria de ser. A escrita dele é perfeita e ele consegue envolver o leitor com maestria. Ele é real em suas palavras que você para para pensar se aquela história não poderia ter realmente acontecido. Ele tem uma maneira muito tocante de nos mostrar o que a vida realmente é. Na beleza, tristeza. Indico para você O Caçador de Pipas, A Cidade do Sol e O Silêncio das Montanhas.

7- Fale-me de seus projetos futuros. Tem mais livros a caminho?

O próximo livro que irei publicar será uma distopia Interferência - A Casa das Máquinas do Destino. O livro já está pronto e só estou revisando e esperando a capa <3 irei publicá-lo através do Catarse - um site onde as pessoas apoiam projetos. Foi um livro bem divertido de escrever e que me fez passar horas e horas na frente do computador fazendo pesquisa. Acredito que é uma história bem diferente de tudo o que já foi feito. Tenho também um livro de romance que estou terminando de escrever ainda. Espero que ano que vem ele seja publicado. E, como vários outros autores, eu publico no wattpad. Tenho duas histórias nele "Encontre-me no Lago" - esse foi o primeiro livro que eu escrevi, como não tinha publicado, resolvi colocar no site. E "Como Deixar de Amar o Seu Melhor Amigo" Acho que muitas pessoas já ficaram na friendzone em algum momento da vida. E eu fiquei várias vezes -risos- está sendo um livro bem divertido de escrever. E eu termino rindo das coisas que acontecem com a protagonista. Escrevo também contos que estão na Amazon. Eles são bem pequenos, mas carregam grandes significados. São eles: Primeira Oportunidade, Dois Reais, Cresça, Roberto, Cresça, e, Estranhos.

8- O que significa para você esse efeito mágico que a leitura causa nas pessoas, especialmente nas crianças e nos adultos sonhadores?

Significa isso mesmo que você falou. Eu sou uma pessoa bastante sonhadora, então, acredito que a magia pode acontecer em nossas vidas. E a leitura causa isso. Significa a magia que precisamos deixar entrar em nossas vidas.

9- Escolha uma frase ou parágrafo de um de seus livros para nos inspirar. 

 Achei muito legal isso

Memórias de Julho:
"Nunca esquecemos as dores, mas aprendemos a superá-las".

Você irá gostar

Entrevista com a Autora: Jessica Figueiredo
4/ 5
Oleh