sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Artigos Relacionados × +

Entrevista com o Autor: Estevan Lutz


Hoje no nosso Projeto Plena, o autor convidado à entrevista foi o gênio da ficção Estevan Lutz. Sua construção literária na ficção tem uma genialidade prima, e se seu fascínio pela tecnologia (que pode ser observado também em sua formação acadêmica) fazem dele um exímio construtor de ficção! Trago pra vocês hoje um autor de escrita inteligente e inspirada/inspiradora:


1- Fale-nos um pouco de você. Quem você é? O que te move, inspira e diverte? Qual sua formação?

Desde criança, sou um entusiasta da tecnologia do amanhã. Gosto muito de ficção científica, principalmente da categoria hard, isto é, aquela ficção que realmente é embuída de muita ciência e especulação científica baseada em audaciosas teorias da física. Sou movido pela razão; apesar de também ser um fã de Arquivo X, tento evitar aquela filosofia do Fox Mulder de “eu quero acreditar”, pois isso remete um pouco à fé. Apesar da fé ser benéfica para a liberação de alguns neurotransmissores responsáveis pela felicidade, ela também causa uma certa miopia que pode levar a limitações de compreensão sobre “a vida, o universo e tudo mais”. Sou formado em Eletrotécnica, também já cursei Automação Industrial e hoje curso Engenharia Eletrônica. Trabalho com projetos industriais dessas mesmas áreas. O fascínio pela tecnologia também não é de hoje.

2- Como se da à relação entre você e a literatura?

Atualmente leio uma gama variada de assuntos, da FC à política, passando por temas como segunda guerra, livros dissertativos sobre o cérebro humano, mitologia nórdica e filosofia. No entanto, quando escrevo, meu foco ainda é a ficção científica, apesar de já ter alguns contos publicados que tem o sobrenatural como base.

3- Quais são seus livros publicados? Fale-nos um pouco deles e onde podemos compra-los.

Romance: O Voo de Icarus, publicado pela Editora Novo Século em 2010. Uma ficção científica estilo cyberpunk e também psychopunk (esse último termo, acho que eu mesmo cunhei). A edição está praticamente esgotada nas livrarias, porém, tenho ainda exemplares para venda direta por um preço bem convidativo.

Livro: O voo de Icarus
Antologias: Organizei a antologia “Impérios do Pós-Apocalipse”, publicada ano passado pela Editora Estronho. Foi muito bem acolhida pelos leitores. Exemplares podem ser adquriridas nas grandes livrarias ou na loja virtual da editora.

Também, como co-autor, participei das antologias Draculea, Invasão, Time Out, Autores Fantásticos, A Batalha dos Deuses, Passado Imperfeito e Erótica Fantástica. Algumas delas ainda podem ser adquiridas em livrarias virtuais e físicas.

4- Como se deu sua inserção nesse universo literário? Quais desafios encontrou para publicação de seus livros e como os superou?

Estreiei na literatura participando de duas antologias, Dracula e Invasão, ambas organizadas pelo escritor Ademir Pascale. Isso foi em 2008. Um ano depois, estava com meu romance de FC, O Voo de Icarus, concluído, então comecei a procurar editoras. Não havia muitas opções na época para publicação do gênero fantástico nacional. Enviei para a Novo Século e, em pouco tempo, recebi uma proposta para publicação. Em 2010 o livro saiu. As vendas foram satisfatórias e, logo, fui convidado por vários escritores para participar de antologias e e-zines.

5- Que elementos você considera importante na construção de um personagem? 

Prezo pela construção de um perfil enigmático. Gosto daqueles personagem que causam surpresas no leitor ao longo da trama. Muitos escritores apresentam todo o lado psicológico de um protagonista já nas primeiras páginas. Eu prefiro desvendar elementos importantes nas últimas páginas.

6- Quais são os livros e autores que inspiram sua vida? Recomenda-me algum.

Sim, muitos. De ficção científica, eu recomento A Cidade e as Estrelas de Arthur C. Clarke e, para descontrair um pouco, toda a série de “O Guia do Mochileiro das Galaxias”, de Douglas Adams. Mas o livro que mais me impactou não foi um romance, foi o livro de ideias racionais de Carl Sagan intitulado “O Mundo Assombrado pelos Demônios” que li quando tinha 18 ou 19 anos de idade. Foi como um balde de água fria. Até então, eu era bastante entusiasta de temas como ufulogia, antigos astronautas e paranormalidade. Carl Sagan me deu um soco na boca do estomago e esfregou minha cara no chão frio do pensamento cético. Os ditos “mistérios do mundo” passaram a ser não tão misteriosos e sim fenômenos de natureza mais simples. Minha visão mudou. Foi como ganhar óculos novos.

7- Fale-me de seus projetos futuros. Tem mais livros a caminho?

Livros, por enquanto, não. Mas voltarei a publicar alguns romances daqui uns 4 ou 5 anos, até eu me libertar um pouco do mundo acadêmico e ter mais tempo. Mas tenho mais antologias que devem sair ainda em 2016. Tenho também um roteiro de HQ que está para ser negociado com uma editora. A literatura não pode parar.

8- O que significa para você esse efeito mágico que a leitura causa nas pessoas, especialmente nas crianças e nos adultos sonhadores?

Enquanto a literatura causar esse efeito mágico, teremos pessoas com imaginação ativa. Esse mundo não é só do autor, mas também do leitor, pois ele que construirá os cenários em sua mente através de sua interpretação daquilo que lê. 

9- Escolha uma frase ou parágrafo de um de seus livros para nos inspirar. 

Não existem assombrações, mas sim mentes assombradas. (O Voo de Icarus).

Você irá gostar

Entrevista com o Autor: Estevan Lutz
4/ 5
Oleh