segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Artigos Relacionados × +

Tatu-Bolão ( Livro Infantil)

O Banco Itaú desenvolve um trabalho muito importante com distribuição de livros infantis. O projeto segue a ideia “Leia para uma criança #issomudaomundo”. As pessoas fazem a inscrição pela internet e recebem os livros em casa, sem nenhum gasto. O material enviado é de muito boa qualidade e bom gosto.



Recebi os meus livros esses dias, já estão lidos e aproveitei para montar minhas aulas da semana em cima de um deles. O livro escolhido é Tatu-Bolão, da autora Sônia Barros e com as inspiradoras ilustrações de Simone Matias.

A história fala de um Tatu-Bola em sua busca pela realização do sonho de ser não mais bola, e sim balão. Entre tentativas e quedas ele encontra um amigo, o menino Damião e com a ajuda dele realizará seu sonho de uma maneira muito divertida. É uma narrativa simples, com algumas boas rimas, bem fluida e envolvente. O livro pode ser entregue para as crianças ou lido para elas. Inicialmente irei lê-lo para toda minha turma de alunos e depois ele se somará aos livros do cantinho da leitura da sala.

Preparei algumas propostas para minha sala de aula, deem uma olhada talvez lhes seja útil. Gosto muito de trabalhar com os trechos de livro após tê-los lido. Alguns vezes tiro cópias daqueles livros infantis de poucas paginas e trabalhamos com eles de “cabo a rabo”. Neste caso são 36 páginas, uma quantidade grande para tirar copias e não ficariam tão bonitas no Xerox quando estão no livro. Lembrando de que fiz as propostas baseadas na minha turma de 2°/9 e para as propostas curriculares do 4° bimestre, diversas outras atividades podem ser desenvolvidas com os alunos em outras etapas e períodos, deixo hoje pra vocês apenas algumas sugestões. Então vamos às atividades:

SEQUÊNCIA: português/história/geografia/ciências

- Português: Leitura do livro para á turma;
Discussão e preenchimento da ficha do livro:
TITULO:___________ AUTOR:_________ ILUSTRADOR:_____________
EDITORA:___________ PERSONAGENS:__________________
- Nomeie e ilustre os personagens da história.

- História: Relembrar o conceito de linha do tempo.
Os alunos são convocados a relembrar a história e a pontuar quais os acontecimentos importantes de cada trecho do livro. Devem por fim criar uma linha to tempo marcando os três tempos: começo, meio e fim.

- Geografia: Deslocamento.
Na história o personagem Tatu-Bola se move de diferentes maneiras. Quais são? Escreva-as e ilustre cada uma delas (andando, rolando e voando).

-Ciências: Preencher a ficha do animal: tatu-bola
NOME:______________
QUANTIDADE DE PATAS:___________
ALIMENTAÇÃO:______________________________________
REPRODUÇÃO:_______________________________________
COMPORTAMENTO DE DEFESA:_________________________
AMBIENTE EM QUE VIVE:______________________________

ATIVIDADES COM TRECHOS DO LIVRO:

TRECHO:
CONHECI UM TATU-BOLA
QUE NÃO ELA FELIZ, NÃO
TINHA UM SONHO NA CACHOLA
NÃO SER BOLA, SER BALÃO!

TODOS OS DIAS FAZIA
A CAMINHADA COMPRIDA
DO PÉ DO MORRO PARTIA
E SEGUIA NA SUBIDA.

1-      Marque com o lápis de cor amarelo as palavras com a letra H e as copie. Recorte e cole de revistas outras palavrinhas com NH e CH.
2-      Marque com o lápis de cor azul as palavras acentuadas.
3-      Crie outras frases para as palavras: Tatu, sonho e Pé.

TRECHO:
LÁ EM CIMA SENTIA O VENTO
BATENDO FORTE NO ROSTO
SEU SONHO NO PENSAMENTO
LHE CAUSAVA UM ALVOROÇO

ORA CALOR. ORA FRIO
E TAMBÉM DOR DE BARRIGA
UM COMPRIDO ARREPIO
E ALEGRIA EM SEGUIDA.

1-      Algumas palavras do texto se referem a coisas que são sentidas. Quais são essas palavras?
2-      Representem em desenhos as seguintes sensações e sentimentos:
_ Alegria, preguiça, dor, amor, calor, frio, medo, raiva, saudade, tristeza.

TRECHO:
TATU-BOLA SUSPIRAVA
OLHANDO A IMENSIDÃO,
CORAJOSO, SE JOGAVA
PARA SER TATU-BOLÃO.

1-      No texto a palavra ‘corajoso’ se refere a uma qualidade do tatu. Algumas palavras servem para falar de qualidades e defeitos, elas são chamadas de adjetivos. Vejo alguns outros adjetivos: bondoso, inteligente, simpático. Escreva outros adjetivos.
2-      Represente com ilustração:
3-      _ Bonito, valente, carinhoso, honesto.





Você irá gostar

Tatu-Bolão ( Livro Infantil)
4/ 5
Oleh